Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

 

<

Laboratório de Energia Solar

Características gerais:

Área: 54 m2
Equipamentos principais:
- Sistema solar fotovoltaico completo de 1800 Wp.
- Sistema de monitoramento e automação baseado no Compact Field Point da National Instruments.
- Estação meteorológica e solarimétrica.
- Protótipo de coletor solar de baixo custo.

Infra-estrutura:

Equipado com 04 computadores com acesso à internet e conectados em rede interna, 02 impressoras, sistema de vigilância com câmeras, 02 equipamentos de ar-condicionado, instalação elétrica trifásica.

Plano de utilização:

O LES, assim como o LFT e o LTE, está alocado para o desenvolvimento de pesquisa na área de concentração de Fenômenos de Transporte, nas linhas de pesquisa de Métodos experimentais em Transferência de Calor e Massa, e Modelagem matemática em termociências.
O sistema solar fotovoltaico, instalado e em funcionamento, possibilta a realização de pesquisas tanto na avaliação de seu rendimento quanto no desenvolvimento e aperfeiçoamento de componentes, em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica da UERJ e com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica da UERJ.
A estação meteorológica e solarimétrica local possibilita suporte experimental para avaliação de modelos teóricos e numéricos da radiação solar incidente.
O sistema de monitoramento e automação permite a sua utilização em experimentos diversos, contando com muitos medidores de temperatura, pressão, vazão, umidade do ar, e ainda é capaz de ser usado para automação de processos, equipamentos e experimentos.

Laboratório de Energia Solar (LENS)
Coordenador
  • Prof.