Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

 

Laboratório de Fenômenos de Transporte

Características gerais:

Área: 115 m2

Equipamentos principais:

- túnel de vento com baixa intensidade turbulenta, com 3 seções de ensaio (2 seções aquecidas)

- flume

- cuba com Disco rotativo com 1 m3 de volume para ensaios de transição de regime turbulento

- bancada de ensaios de medição de vazão para visualização

- bancada de controle de nível automatizado

- loop hidráulico (com cisterna e caixa d\\\'agua) para medições diversas

- 01 sistema de aquisição de dados

 

Infra-estrutura:

Instalação elétrica trifásica; 1 (um) condicionador de ar; rede de computadores com acesso à Internet.

Plano de utilização:

O LFT está alocado para o desenvolvimento de pesquisa na área de concentração de Fenômenos de Transporte, nas linhas de pesquisa de Métodos experimentais em Transferência de Calor e Massa, e Modelagem matemática em Termociências.

O túnel de vento e o disco rotativo foram disponibilizados para estudos de alunos do PPG-EM envolvendo transição e turbulência. Atualmente estes equipamentos são utilizados no projeto de Pesquisa "Escoamento Turbulento Sujeito a Variação de Propriedades na Superfície", financiado pela FAPERJ.

O Flume será utilizado no desenvolvimento de pesquisa envolvendo alunos do PPG-EM na área de escoamentos multifásicos e com superfícies livres. Atualmente é utilizado na validação de métodos numéricos desenvolvidos no Projeto "Simulação Numérica de Escoamentos Multifásicos e com Superfícies Livres", e no projeto PED da ANEEL "Simulação da incorporação de biomassa durante o enchimento de compartimentos de reservatórios", com suporte de Furnas - Centrais Elétricas S/A. O laboratório foi reequipado utilizando recursos deste projeto.

 

Laboratório de Fenômenos de Transporte (LFT)
Coordenador
Profa. Mila Rosendahl Avelino , DsC Coppe(Brasil), PósDoc Miami(EUA) - Currículo LattesInformação Academica
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Engenharia Mecânica pelo PEM/COPPE/UFRJ. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Camada Limite e Turbulência, atuando principalmente nos seguintes temas: energias renováveis, métodos experimentais e transferência de calor em microescala....