Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

 

Laboratório de Sistemas de de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas

Características gerais:

Área: 45 m2

Equipamentos principais:
- 01 Analisador de energia da RMS (MARH-21) com interface computacional e conversores (YOKOGAWA) utilizados para ensaios de recarga de veículos elétricos e fontes eletroquímicas bem como estudos de eficiência energética de instalações e equipamentos..
- 01 Analisador de desempenho de veículos elétricos em movimento da Pitágora com sistema de aquisição de dados e interface computacional.
- 01 Cabo especial PCAN-BUS da PHYTEC para análise e aquisição de dados de sistemas de gerenciamento de fontes eletroquímicas para veículos elétricos.
- 02 caixas de conexões especiais sendo uma portátil e bancada desenvolvidas especialmente para ensaios com veículos elétricos.
- 01 Alicate de corrente 400A/AC-DC  digital da  FLUKE  digital (I-410-KIT ) 
- 01 Alicate de corrente digital T-3800 da MINIPA  
- 02 motores monocilindro (para testes)
- 02 motores CHT (demonstração)
- 01 motor Diesel em corte
- 01 caixa de marcha
- 01 diferencial em corte

Infra-estrutura: 

Rede de computadores com acesso à internet, linha telefônica, instalação elétrica monofásica e trifásica e alimentação de painel fotovoltaico para análise de recarga de veículos elétricos com energia solar. 

Plano de utilização:

O Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas - LSPV visa o desenvolvimento de pesquisas na área de concentração "Fenômeno de Transporte", na linha de pesquisa de "Modelagem Matemática em Termociências". O foco das atividades do LSPV está relacionado com as seguintes áreas de atuação: sistemas de propulsão de veículos de transporte rodoviários e não rodoviários; sistemas e fontes de energia para reabastecimento de veículos de transportes; tecnologia veicular elétrica e fontes eletroquímicas; análise de eficiência energética e impacto ambiental dos sistemas de transportes, conversão de veículos para tração elétrica e protótipos..Os equipamentos atualmente disponíveis são utilizados para testes, ensaios, montagens  e atende às demonstrações da disciplina de Sistemas de Propulsão Veicular. Pretende-se agregar às instalações existentes outros componentes dos sistemas de propulsão veicular para a realização de ensaios específicos. Este laboratório é considerado fundamental para obtenção de dados e desenvolvimento de metodologias de ensaio com o objetivo do estabelecimento de modelos matemáticos realistas.

Laboratório de Sistemas de de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas (LSPV)
Coordenador
Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres , D.Sc. 2000 - EFEI/Minas Gerais - Currículo LattesInformação Academica
Doutor em Ciências pela UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, e Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade, tendo concluído o curso de graduação como engenheiro eletricista em 1970 pela UFRJ, Universidade Federal do Rio Janeiro. Pecorelli Peres é Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PEAMB) que tem como órgão gestor o Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente sendo também Professor do Departamento de Engenharia Elétrica. Dedica-se às áreas de eficiência energética e poluição do ar. Mais especificamente está voltado para a pesquisa e o estudo da tecnologia veicular elétrica (www.gruve.eng.uerj.br) tendo em vista o desenvolvimento de metodologias e processos com o objetivo de avaliar os impactos ambientais, energ&eacut...