Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

PROJETOS DE PESQUISA DOS PROFESSORES:




Linha de Pesquisa

Modelagem Matemática em Termociências

Área de Concentração: Fenômenos dos Transportes
Esta linha de pesquisa aborda os desafios técnico-científicos associados ao desenvolvimento de modelos matemáticos a serem aplicados em diferentes segmentos industriais, tais como indústria de óleo e gás, construção naval, automobilística, industrial metal-mecânica, bioengenharia, entre outras. Adicionalmente, esta linha aborda também projetos voltados para as áreas de energias alternativas (veículos elétricos híbridos, aerogeradores), e bioengenharia.


  • Linha de Pesquisa

    Métodos experimentais em transferência de calor e massa

    Área de Concentração: Fenômenos dos Transportes
    Esta linha de pesquisa privilegia assuntos de natureza variável, resultado de trabalhos experimentais na área de Fenômenos de Transporte. Os problemas experimentais poderão envolver soluções empíricas associadas a modelagens matemáticas, buscando métodos eficazes que podem melhorar e otimizar sistemas.


  • Linha de Pesquisa

    Modelagem Matemática em Mecânica dos Sólidos

    Área de Concentração: Mecânica dos Sólidos
    Compreende a modelagem e simulação numérica ligados a tensões e deformações que ocorrem em materiais sólidos em problemas estáticos e dinâmicos. Suas principais pesquisas são relacionadas à aplicação do método dos elementos finitos em estruturas e ao estudo de modelos aplicados ao desenvolvimento de novos materiais.